top of page

Atividades do Centro Cultural

O CCBG abrigará variadas atividades de artistas brasileiros e galegos, com o intuito de construir um panorama completo de arte que envolva a cultura do Brasil e da Galiza.  

 

  • Lançamento de livros de autores brasileiros e galegos

Abriremos as portas para novos e consagrados autores brasileiros e galegos, que queiram fazer leituras dramatizadas de suas obras literárias ou que queiram realizar o lançamento de seu livro num local em que o público irá respirar arte e cultura. 

 

  • Biblioteca comunitária com acervo de autores brasileiros e galegos

Implantação de uma biblioteca comunitária, formada inicialmente com doações de livros dos expositores e de voluntários através do “Programa de Incentivo à Leitura”, onde qualquer empresa pública ou privada poderá doar livros para o programa ou uma pessoa que queira compartilhar sua biblioteca doando livros temporariamente para empréstimo ou definitivamente para o acerto da biblioteca do CCBG. A Biblioteca do CCBG também distribuirá livros às bibliotecas carentes da Galiza e do Brasil, abrangendo livros em Braille.

 

  • Sarau

Por seu caráter de inovação, descontração e satisfação, o “Sarau Cultural” envolverá dança, poesia, leitura de livros, música acústica, pintura, incentivando a troca de experiências e a descoberta pelo novo que a arte pode proporcionar.

 

  • Festival Gastronômico

Fazer um chamado ao público para degustar e votar nas bebidas e comidas típicas brasileiras e galegas, que serão preparadas por candidatos previamente selecionados que queiram demonstrar seus dons culinários com o intuito de divulgar a cultura gastronômica do Brasil e da Galiza. Ao final, receber o reconhecimento de “Chefe da Culinária Cultural” com uma premiação a ser definida pelo Centro Cultural Brasil Galiza.

 

  • Espetáculos de artes cênicas

Assim como o Teatro Arte Livre fez em seus seis anos e sete meses de funcionamento, o Centro Cultural Brasil Galiza dará continuidade aos programas do circuito cultural da Rede Galega de Salas, promovido pela Axencia Galega das Indústrias Culturais, levando companhias para apresentações de teatro, dança e música a se apresentarem no palco do CCBG. 

 

Apresentações de espetáculos teatrais de autores brasileiros: Mario de Andrade, Eça de Queiroz, Machado de Assis, Nelson Rodriguez, Clarice Lispector e galegos: Roberto Vidal Bolaño, Marga Romero, María Xosé Queizán, Manuel Lourenzo, Louis Diéguez, Pilar Pallares.

 

  • Microteatro

Temporada do “Microteatro”, um novo conceito de apresentação de espetáculos teatrais de, no máximo, 15 minutos. Implantaremos este conceito onde o público em um hora de visita ao CCBG poderá assistir até 4 espetáculos teatrais.

 

  • Espetáculos de dança e música 

Fomentar o intercâmbio de artistas brasileiros que queiram apresentar no CCBG espetáculos temáticos da cultura brasileira e /ou galega.

 

Apresentações e cursos de danças folclóricas galegas e brasileiras e a criação da “Noite da Cultura Musical”, com apresentação de cantores amadores que queiram apresentar seu talento e mostrar suas vozes ao público do CCBG, cantando canções tipicamente brasileiras e galegas.

 

Incentivar os artistas amadores através da ampliação na participação em eventos do Centro Cultural. Organizar festivais específicos de música. Estruturar o Centro Cultural com equipamentos de som completo para apresentações musicais. Realizar um cadastro de todos os músicos e grupos musicais que se apresentarem, colocando-os em contato, para interação e troca de experiências.

 

  • Cinema 

Sessões de curtas de filmes brasileiros e galegos, sobre a história da língua portuguesa e da língua galega, entre outros temas em horários variados para se adaptar a todo o tipo de público. 

Com exibição na primeira sexta-feira de cada mês, no horário da meia-noite, o “Cine Tema”, com conteúdo temático que será escolhido pelo público do CCBG através de votação mensal na internet ou formulário recolhido no próprio Centro.

Estimular projetos de mostras específicas de cinema com o intuito de fomentar a cultura, o entretenimento e a difusão do cinema como forma de expressão.

 

Mostra de Cinema

 

Será elaborado um conjunto de propostas para o desenvolvimento de atividades culturais ligadas ao audiovisual. A iniciativa pressupõe a realização de ações no campo da cultura cinematográfica, voltadas para a formação de público. Tais ações consistem na organização de mostras e sessões gratuitas de cinema direcionadas aos públicos de diferentes faixas etárias e sociais. A Mostra de Cinema contempla a criação de parcerias com  instituições  detentoras  de  acervos  audiovisuais,  tais  como  representações consulares, órgãos do governo e empresas particulares.  

 

  • Novas Linguagens

Criar e desenvolver eventos específicos na área das novas linguagens com temáticas da cultura brasileira e galega. 

Realizar, anualmente, mostra competitiva destinada a incentivar e premiar a criatividade e a veiculação da produção audiovisual. Promover eventos, seminários, workshops, exposições, exibições de animação, vídeo, novas mídias, designers, arte digital, fotografia, pintura digital, gravura digital, programas de modelação 3D, edição de fotografias e imagens e outras linguagens.

 

  • Artesanato

Com a finalidade de oferecer à população acesso ao artesanato brasileiro e galego, dar possibilidades, ao artesão, de geração de renda por meio da comercialização de seus produtos, através da “Feira de Artesanatos”, com exposição de produtos artesanais e obras de arte.

 

  • Conferências / Palestras

O Centro Cultural Brasil Galiza tem infraestrutura completa para receber conferência e/ou palestras, pois conta com palco, cabine para tradução simultânea, projetor multimídia e som ambiente. Os conferencistas e/ou palestrantes terão uma sala exclusiva para o preparo da atividade. Deseja-se que o CCBG seja um grande polo de encontros para a discussão de assuntos literários ou científicos e, sobretudo, para enriquecer os debates que tratarem questões de interesse dos cidadãos brasileiros e galegos.

 

  • Seminário de Cultura Ambiental

Realizar um Seminário de três dias com artistas, ambientalistas e pesquisadores que estudem a relação das pessoas com o meio ambiente da cidade, nos diferentes contextos e em diferentes tempos e espaços (passado, presente  e  futuro,  rural  e urbano,  de  trânsito,  de alimentação  e  saúde,  artístico,  de  comércio  e  lazer,  de  saneamento, abastecimento, lixo e reciclagem, com animais, crianças e com o turismo, etc.), no sentido de se criar uma  política  de  ação  cultural  entre a comunidade brasileira, galega  e outros nacionais que  integre  a convivência  com  o  meio  ambiente,  a  exploração sustentável, criativa e não agressora do meio ambiente, para geração de renda e para a reciclagem criativa  e  sustentável  da  cultura,  do  meio  ambiente,  dos  recursos,  da  educação  e  das  relações políticas e sociais.

bottom of page